quinta-feira, 31 de julho de 2008

O CENTENÁRIO DE OSORIO

O centenário do Marechal Osorio foi assim noticiado pelo Correio do Povo em 10 de maio de 1908:




HÁ UM SÉCULO NO CORREIO DO POVO Pesquisa e edição: Equipe CP Memória cpmemoria@correiodopovo.com.br Correio do Povo do dia 10 de maio de 1908 noticiava:

OSORIO Passa hoje o centenário do heróe! Que fale delle e de seus feitos quem, em prosa e verso, saiba dizer e cantar feitos de heróes; quem, manejando a penna ou tangendo a lyra, saiba exprimir os sentimentos que abalam a alma, enchendo de entusiasmo corações que pulsam pela Pátria, ao relerem as façanhas dos vultos legendários, que encheram de gloria as páginas da história da patria. Rendendo homenagem á memoria do grande cabo de guerra, a Pátria orgulhosa e agradecida, solemnisa a data de hoje, que marca cem annos atrás, o nascimento de um de seus mais gloriosos servidores. (Lannes Costa) O general Osorio era rio-grandense: nasceu na villa de Nossa Senhora da Conceição do Arroio, a 10 de maio de 1808. Seus paes foram o tenente-coronel Manoel Luiz Silva Borges e d. Anna Joaquina Luiza Osorio. A 1º de maio de 1823, assentou praça como voluntario, na cavallaria da Legião de S.Paulo; faltavam ainda dez dias para completar idade de 15 annos, exigida por lei para verificar praça; então o general Lecór dispensou esse lapso de tempo, sendo por tanto reconhecido primeiro cadete a 1º de outubro de 1824, e no dia 24 de dezembro do mesmo anno promovido ao posto de alferes. Parece que alguma cousa de predestinação segue desde o berço certos indivíduos.

Fonte: Correio do Povo, 10 maio de 2008. Disponível em: <http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp> Acesso 20 jul.2008.

domingo, 20 de julho de 2008

Marechal Osorio

Manoel Luís Osorio, o Marquês do Herval, foi um dos principais chefes militares brasileiros do Século XIX, nasceu no dia 10 de maio de 1808 na Fazenda Nossa Senhora da Conceição do Arroio (atual Parque Histórico Marechal Osório e pertencente a Tramandaí) na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Era filho do militar Manoel Luis da Silva Borges e de Ana Joaquina Luísa Osório.


É conhecido pelas alcunhas de:

O centauro.

O lendário.

A Lança do Império.

O general intrépido que combatia no front das batalhas.

O estrategista cujas façanhas impressionavam até os inimigos.

O guardião das fronteiras do Brasil,

Marechal Osorio foi um herói nacional,

foi militar e político brasileiro.
(Vicente - 80710 /o:28)