quinta-feira, 31 de julho de 2008

O CENTENÁRIO DE OSORIO

O centenário do Marechal Osorio foi assim noticiado pelo Correio do Povo em 10 de maio de 1908:




HÁ UM SÉCULO NO CORREIO DO POVO Pesquisa e edição: Equipe CP Memória cpmemoria@correiodopovo.com.br Correio do Povo do dia 10 de maio de 1908 noticiava:

OSORIO Passa hoje o centenário do heróe! Que fale delle e de seus feitos quem, em prosa e verso, saiba dizer e cantar feitos de heróes; quem, manejando a penna ou tangendo a lyra, saiba exprimir os sentimentos que abalam a alma, enchendo de entusiasmo corações que pulsam pela Pátria, ao relerem as façanhas dos vultos legendários, que encheram de gloria as páginas da história da patria. Rendendo homenagem á memoria do grande cabo de guerra, a Pátria orgulhosa e agradecida, solemnisa a data de hoje, que marca cem annos atrás, o nascimento de um de seus mais gloriosos servidores. (Lannes Costa) O general Osorio era rio-grandense: nasceu na villa de Nossa Senhora da Conceição do Arroio, a 10 de maio de 1808. Seus paes foram o tenente-coronel Manoel Luiz Silva Borges e d. Anna Joaquina Luiza Osorio. A 1º de maio de 1823, assentou praça como voluntario, na cavallaria da Legião de S.Paulo; faltavam ainda dez dias para completar idade de 15 annos, exigida por lei para verificar praça; então o general Lecór dispensou esse lapso de tempo, sendo por tanto reconhecido primeiro cadete a 1º de outubro de 1824, e no dia 24 de dezembro do mesmo anno promovido ao posto de alferes. Parece que alguma cousa de predestinação segue desde o berço certos indivíduos.

Fonte: Correio do Povo, 10 maio de 2008. Disponível em: <http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp> Acesso 20 jul.2008.

Nenhum comentário: