quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Homenagens

A linha do tempo que se segue, mostra de maneira prática, algumas das formas de agradecimento ao Marechal Osorio: medalhas, monumentos, parques, festas...






(Marcelle Pujol e Chamum)


O Monumento no Rio de Janeiro

Na praça XV,no Rio de Janeiro, fica o monumento ao General Manoel Luís Osorio, Marques do Herval e Patrono da Arma da Cavalaria,inaugurada em 1894.

A estátua, encomendada em 1887 a Rodolpho Bernadelli, foi fundida com o bronze dos canhões tomados durante a Guerra do Paraguai.

Em seu pedestal repousaram seus restos mortais até 1993, quando foram exumados e translalados para o parque histórico, que leva seu nome, no Rio Grande Do Sul. Nas laterais do pedestal,há dois baixos relevos que representam a batalha do Tuiuti e o ataque ao passo da pátria.

Muitos estranham estar o general,a cavalo,calçando sapatos e não as tadicionais botas dos cavalarianos. A este respeito, esclarecia Bernardelli, que Osório, depois dos frimentos das batalhas citadas, não pode calçar as botas razão pela qual usava sapatos.




Foto da inauguração da estátua eqüestre de Osorio na Praça XV, rio, 12 de novembro de 1894.


(Angélica)

O Monumento em Porto Alegre


Além do monumento feito no Rio de Janeiro, há também um outro erguido em Porto Alegre. Localizada na Praça da Alfândega, no centro da cidade, a estátua foi feita no Rio de Janeiro pelo escultor Hildegardo Leão Velloso, em 1929, como homenagem do Exército Brasileiro ao Patrono da Cavalaria. Inaugurada em 7 de agosto de 1933, a estátua foi derrubada por um vendaval em 1966 e em seguida foi restaurada.




-Lança de Guerra



-Lança de Honra

Nenhum comentário: