sexta-feira, 29 de agosto de 2008

As Bombachas

As bombachas são, hoje, um traje símbolo do gaúcho. Uma das teorias sobre seu surgimento é a de que derivam do fardamento utilizado pelos "zuavos", nome dado a tropas de infantaria do exército francês a partir do ano de 1830.
As tropas turcas, durante a Guerra da Criméia contra os russos, fizeram uso deste fardamento e as sobras acabaram sendo vendidas aos exércitos americanos ( do Brasil, da Argentina, Uruguai...).

No Brasil, os batalhões baianos, dissolvidos por Osorio em 1866, eram compostos pelos chamados Voluntários da Pátria, faziam o uso da roupa turca que acabaram ficando pelo Rio Grande do Sul. No início, a bombacha era usada principalmente pelos trabalhadores das estâncias (estabelecimento rural destinado especialmente à criação de gado bovino), mas, devido à sua praticidade, logo se tornou uma veste popular entre civis e militares, como Osorio.


Os soldados gaúchos usaram-na, durante a batalha da Tríplice Aliança nas cores vermelho, branca ou preta e juntamente com chapéus pretos, capotão preto e lenço quadriculado, adequando-se à moda gaúcha.
Fontes:
1. Wikipédia, http://es.wikipedia.org/wiki/Zuavo, acessado em 29 de Agosto de 2008.
2.Osorio/Coronel Pedro Paulo Cantalice Estigarribia. - Porto Alegre: Nova Prova,2008.

Nenhum comentário: