quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Um amante da poesia...

Além ter sido o mais notável militar brasileiro, político e simpático ao republicanismo, Manoel Luis Osorio foi, também, um grande amante da poesia. Poucos de seus poemas são conhecidos, mas sabe-se que o Marechal utilizava uma linguagem simples, diferentemente do costume de sua época.


Como viverei sem ti

"Desde esse fatal momento
Que a tua vista perdi
Abismado na tristeza
Como viverei sem ti?

Cuidados consumidores,
Só no meu peito senti
Se só com o ver-te me alegro
Como viverei sem ti?

Quanta ausência custaria
Certamente não previ
Hoje por ti suspirando
Como viverei sem ti?

Como esposa amante e terna
Sempre teus passos segui
Hoje a longa distância
Como viverei sem ti?"


Este primeiro encontra-se no arquivo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, sem assinatura. Mas, provavelmente foi escrito pelo General Osório após o falecimento de sua esposa a 4 de novembro de 1869.

Nada do que vejo quero

"Mostrou-me a fortuna abertas
As portas dos seus tesouros;
Mostrou-me palmas e louros;
Fez-me mil milhões de ofertas:
_Fortuna, tu não acertas!(Lhe respondo em tom severo)
_Os dons que do céu espero
Tu não podes me dar;
Torna as portas a fechar;
Nada do que vejo quero."



(Marcelle Pujol)
Fonte:
Comunidade Manuel Luis Osorio - Orkut : http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=53213697
- Osório - Síntese de Seu Perfil Histórico (J.B. Magalhães)

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi grupo

Penso que vocês podem fazer uma conclusão que sintetize e "amarre" as diversas partes do trabalho.

Está bem boa a colocação e o uso das fontes de pesquisa.

abraços