sexta-feira, 29 de agosto de 2008

–“Deve-se, antes de tudo, servir à Pátria, qualquer que seja seu governo”.

Neste ano comemoramos 200 anos do nascimento daquele que foi um dos maiores militares do Exército Brasileiro de todos os tempos. Como forma de agradecimento e homenagem, neste ano, festas, exposições e diversos outros eventos foram (e ainda serão) realizados.
E aproveitando a oportunidade, um dos temas do Trabalho Interdisciplinar deste ano foi sobre o bicentenário do Patrono da Cavalaria.
Através do blog, a equipe do Grupo 02 pode possibilitar, não só que alunos e professores do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), mas que também pessoas de todo o país, possam ter acesso a informações sobre a vida daquele que mudou a história de sua pátria. Através da internet, tivemos acesso a uma infinidade de recursos, e pudemos expor o trabalho de forma mais dinâmica e organizada.
Iniciamos as pesquisas com uma visão geral da vida de Osorio, e em seguida o grupo focou em assuntos que pudessem fazer do trabalho ainda mais interessante. As façanhas de Osorio que o fizeram ser conhecido como o lendário, suas estratégias de guerra que surpreenderam a todos, sua coragem que o fez conhecido e homenageado como Patrono da Cavalaria.
Grande militar e um grande cidadão, serviu de exemplo a todos. Além disso, é um exemplo a ser seguido por todos até nos dias atuais; sua lealdade à pátria e seu povo foi um grande ensinamento para o grupo.
Seus poemas, as famosas frases, os episódios relatados nos livros, transparecem a personalidade de um homem que, acima de tudo, era um ser humano como todos. E mais, as homenagens que por ele recebidas, as medalhas, os títulos nobiliárquicos, os monumentos, os parques e as inúmeras obras literárias a seu respeito apontam a sua importância para a pátria.
Como forma de complementar as postagens, decidiu-se fazer uma pequena entrevista ao Major Daniel, para que os leitores possam ter uma visão não só do grupo, mas também de uma pessoa especialista na área.
E, hoje, encerramos este Trabalho Interdisciplinar, que durante dois meses nos proporcionou conhecer a vida de Manuel Luis Osorio . Tomamos conhecimento de como organizar um blog, além de ter-se tido um aprimoramento do trabalho em grupo. Aos que acompanharam o blog, esperamos que possam ter tido um enriquecimento de conhecimentos, assim como nós o pudemos fazer.
E por fim, agradecemos aos orientadores pelos auxilios!

Grupo 02- tibicentenarioosorio.

3 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

:) Desconsiderem em parte o meu comentário anterior sobre a "conclusão". Mas vale a idéia de trazer em links nesta postagem um pouco da produção anterior.

Posso explicar melhor isso no msn ou ao vivo lá no CM.

abraços e parabéns pelo crescimento no trabalho e, sobretudo pelos textos autorais.

Sylvana disse...

Adorei o blog de vocês, inclusive vou sugerir aos professores que venham para a sala de informática com os alunos e façam um estudo sobre esse parte da história do Brasil, tendo em vista que estamos na semana da Pátria! Bela iniciativa!

Suzana Gutierrez disse...

Oi pessoal

Esta é uma mensagem que vou 'colar' em todos os blogs da turma: Valeu o esforço em construir conhecimento autoral e consistente. Olhem onde vocês estão linkados:
http://edu20.wikidot.com/blogs

abraços!